Pablo de Carvalho

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Escritor (romancista), compositor, cronista e delegado de polícia. Vencedor do prêmio Alagoas em cena 2006, com o romance Iulana, publicado, no mesmo ano, pela Universidade Federal de Alagoas. Vencedor regional e nacional do programa Bolsa Funarte de Criação Literária 2011, da Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura, com o romance policial Catracas Púrpuras, lançado no Rio de Janeiro, em novembro de 2012. Escreveu, também, a novela O Eunuco (Edições Catavento, 2001), e o romance O Canteiro de Quimeras (Writers, 2000). Compôs, em parceria com Chico Elpídio, o disco Contemporâneos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A teoria das coisas simples (cotidiana)


Vi uma senhora, num dia que não recordo, no centro de Recife, vendendo espetinhos. Fiquei observando, encantado, o jeito de trabalhar dela. Tudo era impecável, higiênico, honesto até os ossos. Os espetinhos, cordados exatamente do mesmo jeitinho. O refrigerantes, limpos, brilhando num isopor branco como o sorriso dela quando entregava a comida ao cliente; e era engraçado que ela mal olhava o dinheiro: ficava espiando o gesto de aprovação do comprador, e estava claro que ele gostava de dar alegria mais que de ganhar sua graninha sagrada – salve o fruto do trabalho, amém.

Que diferença haverá entre um escultor, um pedreiro, um poeta, um pintor, um músico e a senhorinha simpática que vende pequenas alegrias às pessoas? Nenhuma, se nossos olhos forem simples; e se nossos olhos forem simples, verão que a perfeição, a profundidade, a extrema religiosidade não estão apenas em pintar um teto de capela, compor uma sinfonia ou escrever um clássico. Nada disso. A obra, porque não tem carne, é uma ilusão. A fama, porque só existe nos outros, é outra ilusão. Vale só o ser humano, bicho desencontrado que teima e livrar-se da beleza; mas há desses bichos que, feito a senhorinha da barraca, quanto mais beleza atiram pelas mãos fora, mais bonitos ficam.



2 comentários:

  1. Show de bola.
    E os espetinhos da foto estão com uma cara boa...
    Covardia uma hora dessas da noite e o cara com fome.
    Um abraço.
    Ps. Feliz por mais uma crônica, mesmo curtinha assim.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pablo de Carvalho,
    Sou pesquisadora contratada pelo autor do ABC das Alagoas - Dicionário Biobibliográfico, Histórico e Geográfico de Alagoas. wwww.abcdasalagoas.com.br O ABC foi publicado pelo Senado Federal em 2005 de autoria do prof. Francisco Reynaldo Amorim de Barros. Estou trabalhando seus dados para inclusão na 2ª edição prevista para 2013 e no site. Preciso de um contato com o senhor. Um e-mail para que possa enviar os dados, corrigir outros e incluir o que nos falta.
    Parabéns pelas vitórias.
    Att
    Gisela Pfau 082 99824027 / abcalagoas@gmail.com

    ResponderExcluir