Pablo de Carvalho

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Escritor (romancista), compositor, cronista e delegado de polícia. Vencedor do prêmio Alagoas em cena 2006, com o romance Iulana, publicado, no mesmo ano, pela Universidade Federal de Alagoas. Vencedor regional e nacional do programa Bolsa Funarte de Criação Literária 2011, da Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura, com o romance policial Catracas Púrpuras, lançado no Rio de Janeiro, em novembro de 2012. Escreveu, também, a novela O Eunuco (Edições Catavento, 2001), e o romance O Canteiro de Quimeras (Writers, 2000). Compôs, em parceria com Chico Elpídio, o disco Contemporâneos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Surdos, mudos e dançarinas


Faz muito tempo, mas essa lembrança nunca desbotou em meu coração; está nele como uma rosa acesa dentro de um cofre – uma crônica perdida, que hoje reescrevo:

Eu vinha no lotação, lá em Maceió, pensando em nada, o rosto na janela. Ao chegar à Praça Centenário, demos com um tremendo engarrafamento e a cidade parou de passar, bem em frente a uma parada de ônibus lotada, cheia de gente apressada em fim de expediente, dando-se a si e à vida uma importância, uma urgência que não é bem o que a vida pede. Fiquei olhando com indiferença pra tudo e todos, matando tempo. Mas, alto lá! Um casal na calçada chamou minha atenção. Um casalzinho a mais, mas tinha algo diferente com eles, eles tinham um não sei quê... Não os entendi, logo assim de cara, e fiquei a observá-los. Que se passava com os dois?... Ah, vejam só: eram um casal de surdos-mudos! Que graça eles eram! Com que delicadeza davam-se em carinhos! Eles faziam pequenos gestos, desenhavam coisinhas no ar, escondiam-se nos pescoços um do outro como se fossem cochilar em pleno caos urbano. Sorriam, indiferentes ao barulho e às palavras, espalhando formas e expressões que eram ver a calma neste mundo desesperado. Eles eram a coisa mais linda, o que mais comunicava afeto, com aquela suavidade que, em dois movimentos, transmitia um sentimento que eu jamais conseguiria alcançar, mesmo em um milhão de palavras a um bilhão de leitores. Lá estavam eles, lindos, doces, poetas altíssimos em plena atividade; ali, de bandeja pra nós; ali, a céu aberto, expostos à vida, mas cobertos de pudor – quem ousaria perturbá-los?

Esses dias, observando, admirado, as estudantes e docentes do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco, vi algo semelhante, essa intenção de quem quer pôr a palavra à esquerda e mostrar, em gesto, o que trás no coração, e acaba dizendo mais que os tratados de um ônibus cheio de eruditos: a boniteza de uma pessoa alheia ao texto, saltando rumo ao além-texto onde vive o casalzinho.

Fico pensando: servirá a palavra apenas pra falsificar a vida? Proponho que, no final de uma tarde qualquer, nós, como os surdos-mudos, pelo menos uma vez na vida tentemos olhar pra nossa cidade como se a palavra nunca houvesse existido. Talvez, enfim, enxerguemos um pouco de beleza.



(P.s. tenho que confessar uma coisa, pouco lírica mas sincera: hoje eu lembro o mudinho e penso: quem sabe paparicar mulher daquela maneira nem precisa trabalhar... Será que ele ensina aquela arte pra eu usar aqui em casa?)

2 comentários:

  1. Tenha vergonha, seu "Cabra"!!
    Você só precisa paparicar a sua mulher mesmo, a qual você já sabe muito bem!
    Mas tenho certeza que sua vontade de aprender a técnica do mudinho é para aperfeiçoar a corte com a patroa em casa mesmo.
    Parabéns pela de hoje!
    Eclético como sempre, voltou à observação do cotidiano.
    Gosto mais dessas pois traduzem a essência e o sentimento do povo simples, do matuto, do malandro...
    Mas há quem alcance e goste mais daquelas outras mais profundas em assunto e mais rebuscadas em forma.
    Eu, por enquanto, vou deixando a Física Quântica para outra encarnação (ops, já estou entrando na seara da religião também).
    Valei-me meu São Allan Kardec!
    saravá!
    kkkkkkkk
    Um grande abraço do seu amigo católico pouco praticante.
    E fale quem quiser e o que quiser...

    ResponderExcluir